segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lamento por morte do escritor Moacyr Scliar

Manifesto, nesse que é um de meus espaços, minha tristeza e lamento pela morte do doutor e escritor Moacyr Scliar. Perdemos um de nossos grandes médicos e escritores.
Aos familiares, amigos e demais fieis leitores e leitoras de Scliar a minha solidariedade e especiais preces. Deus , pela intercessão de nossa querida mãe Maria, os console e que Moacyr goze da vida definitiva junto de Deus, ele que tantas vidas salvou neste mundo terreno.


Vida e obras:


Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre - seus pais, José e Sara Scliar, de origem russa, chegaram ao Brasil em 1904. Scliar formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Casou-se com Judith, com quem teve um filho, Roberto.

Autor de mais de 70 livros e eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2003, Scliar publicou sua primeira obra, Histórias de um Médico em Formação, em 1962. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, sendo o último, o Jabuti, por Manual da Paixão Solitária, em 2009. Seus livros estão traduzidos em doze idiomas. Entre suas obras mais importantes estão O Ciclo das Águas, A Estranha Nação de Rafael Mendes, O Exército de um Homem Só e O Centauro no Jardim.

Nenhum comentário: