terça-feira, 12 de julho de 2011

Teste de sistema

Desculpe o transtorno!

Agosto é mês das vocações

Estou preparando para este blog e para o Jornal de Viamão textos que tratam desta temática.

Aguarde!
Enquanto isso...

Cristo Jesus, nosso irmão e amigo,
cumprimos a tua ordem de rezar,
para que tenhamos
sempre muitos e bons jovens líderes,
pais e educadores, 
religiosos e religiosas,
diáconos, padres e bispos.
"Manda operários à tua messe",
assim nos disseste. 
Precisamos deles.
Eles nos darão o ensino de tua palavra,
a alegria de tua presença,
o auxílio das tuas graças e
o estímulo para nossas vidas.
Reconhecemos que a semente da vocação,
que vem de Ti, exige de nós
que a cultivemos em nós,
na família, no grupo,
na comunidade e nos seminários.
Escutai-nos,
Cristo, por meio de tua e
nossa Mãe para a glória do teu nome
e para o nosso bem,
no tempo e na eternidade.
Amém. As vocações nos dás Maria Que do teu reino são penhor Dá-nos trabalho e tua benção, Ao nada une tua potência.

Se você quer mudanças...

Se você quer mudanças no seu exterior, comece por cultivar seu interior. Toda mudança deve começar dentro de nós. Com muita humildade e carinho faça esse exercício de olhar para si mesmo (a). Observe seus sentimentos, avalie seus pensamentos.  São Francisco de Sales por diversas vezes em seus escritos nos ensina isso. Você pode dizer que nunca poderá ser uma pessoa perfeita, eu concordo. Mas é possível ser uma pessoa melhor. É possível chegar perto da perfeição. Os exercícios salesianos nos ajudam a viver  de modo consciente na presença Deus. Desde o levantar até o deitar-se ou o acordar de madrugada. Pela manhã você pode acordar e pensar em Deus e fazer uma meditação, ler um texto bíblico ou de um santo ou santa e pegar uma frase que te tocou e repetir ela durante o dia no silêncio do teu coração. Você pode planejar suas atividades todas do dia que começa e imaginar tudo como vai ser. E se foi feito em oração e oferecido a Deus com amor é bem mais provável que tudo dará certo. Mas também a preparação do dia deve ajudar a se estar pronto (a) para os possíveis imprevistos. Por isso, é preciso também cultivar o desapego. Não ser tão rígido(a) diante da agenda e das situações. Acalme-se. Respire e trate tudo com carinho, suavidade e delicadeza. No começo é difícil sim, mas se cultivar tudo isso cada vez mais, aos poucos a docilidade e a amabilidade se tornarão naturais em você.
Dentro do propósito de viver sempre, de modo consciente, na presença amorosa de Deus, vale a pena cultivar outro ensinamento de São Francisco de Sales. Aqui me refiro a um “olhar para si” num modo mais qualificado através do exame de consciência: É o “pegar-se nas mãos”. A espiritualidade salesiana sugere dois momentos para o exame de consciência: ao meio dia e à noite, antes de dormir. Fazendo isso sempre e com o compromisso de tentar de verdade não repetir mais os comportamentos e palavras que causaram mal estar pessoal ou a terceiros, aos poucos poderá perceber em você o progresso de sua vida interior e quantos frutos aparecerão em seu exterior,  nas relações interpessoais, com as coisas e com o planeta.  Vale repetir que se comece pelas pequenas coisas. Vou lembrar um exemplo de um episódio da vida de São Francisco de Sales que pode ajudar.  A cena foi mais ou menos assim: Certa vez este santo estava num quartel e certo soldado soube da presença dele lá. Como tinha ouvido falar da fama de santidade de Francisco de Sales, foi até ele. Assim que entrou no lugar onde estava Francisco, o soldado fechou a porta batendo forte a mesma. Ele indagou Francisco: “Como faço para ser uma pessoa melhor?” Francisco de Sales respondeu: “Comece por não bater mais a porta”.  Tudo começa nas pequenas coisas. O contrário de virtude é vício. Procure cultivar virtudes. Elas vão deixar você uma pessoa melhor. E comece hoje, porque hoje é o dia de você ser feliz de verdade, porque foi para a felicidade que você foi planejado (a), amado (a) e querido (a) por Deus que é infinito amor!

Quer dedicar sua vida totalmente a Deus e ao povo? Que tal ser padre ou Irmão Oblato? Pense nisso. Contate conosco. Pode ser pelo meu e-mail/MSN: dilvano_wb@hotmail.com
** Meu Abraço salesiano vai para...
- Todos meus colegas Oblatos de São Francisco de Sales;
-Às  Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, FMA (salesianas) presentes aqui no sul do Brasil;
- Aos amigos e amigas que sempre rezam por nós e que pedem nossas orações.
Deus seja bendito!
Até o próxima texto!

* Este texto é publicado simultaneamente em minha coluna no Jornal de Viamão nas edições on-line e impressa.