terça-feira, 29 de março de 2011

Se você quer ser melhor...



Se você quer ser uma pessoa melhor comece pelas pequenas coisas do quotidiano. São Francisco de Sales por diversas vezes em seus escritos nos ensina isso. Você pode dizer que nunca poderá ser uma pessoa perfeita, eu concordo. Mas é possível ser uma pessoa melhor. É possível chegar perto da perfeição. Um exercício salesiano para isso é o de todos os dias fazer exame de consciência e, “pegando-se nas mãos”, perceber comportamentos e palavras que não foram legais durante o dia. A espiritualidade salesiana sugere dois momentos para o exame de consciência: ao meio dia e à noite, antes de dormir. Fazendo isso sempre e com o compromisso de não repetir mais os comportamentos e palavras que causaram mal estar pessoal ou a terceiros, aos poucos poderá perceber em você o quanto tem progredido no seu interior e quantos frutos aparecerão em seu exterior: nas relações interpessoais. Vale repetir que se comece pelas pequenas coisas. Vou dar um exemplo de um episódio da vida de São Francisco de Sales que pode ajudar: Certa vez este santo estava num quartel e certo soldado soube da presença dele lá. Como tinha ouvido falar da fama de santidade de Francisco de Sales, foi até ele. Assim que entrou no lugar onde estava Francisco, o soldado fechou a porta batendo forte a mesma. Ele indagou Francisco: “Como faço para ser uma pessoa melhor?” Francisco de Sales respondeu: “Comece por não bater mais a porta”. Ou seja, em nossa maneira de ser e agir nos detalhes, usando de delicadeza nas coisas simples da vida, podemos alcançar um grau maior de perfeição. Muitas vezes ocorre de pensarmos que seremos pessoas melhores começando nas grandes coisas. Ledo engano: devemos começar pelas pequenas coisas da vida. O contrário de virtude é o vício. Procure cultivar virtudes. Elas vão deixar você uma pessoa melhor, mais querida com as demais. Por exemplo, as virtudes da paciência, do bom senso, da alegria, da simpatia, da bondade, da mansidão, do bom atendimento e assim por diante.
Para encerrar nosso assunto, gostaria de salientar que a dimensão da humildade é extremamente importante nesse processo. O orgulho, e a arrogância, poder ser grandes barreiras que nos impedem de sermos pessoas melhores e, assim, mais felizes e com uma maior qualidade de vida. Comece hoje e recomece quantas vezes forem necessárias! Você pode. Você merece!
*Convite: Você tem interesse em conhecer melhor a espiritualidade salesiana? Nos envie um e-mail para: espiritualidadesalesiana@hotmail.com Assim que tivermos um certo número de pessoas interessadas, podemos marcar um encontro e formarmos um grupo para nos encontrarmos uma vez por mês para juntos crescermos no amor a Deus, às pessoas e à natureza. Envie agora seu e-mail. A espiritualidade salesiana é uma espiritualidade do quotidiano.
** Meu Abraço salesiano vai para: As coordenadoras de catequese das comunidades da área de Cachoeirinha, onde assessorei um curso dia 26 de março. E também para o povo da Comunidade Santa Rosa de Lima no Jari, aqui de Viamão, onde exerço parte de minha missão de consagrado.
Deus seja bendito!
Até a próxima edição!

(Publiquei aqui de modo antecipado este meu texto que sairá na edição 16 do Jornal de Viamão. Para ler a coluna da edição 15, eis o site: http://www.jornaldeviamao.com.br/edicaoimpressa/ -Ler na página 10).