quarta-feira, 18 de maio de 2011

Palestra com Frei Luís Carlos Susin




Nesta segunda-feira, 16 de maio de 2011, tivemos aqui em casa uma tarde de reflexão que teve por base o tema da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a vida no planeta”. O assessor por nós convidado foi o Frei Capuchinho Luís Carlos Susin, professor de Teologia na ESTEF e  Filosofia na PUCRS.
Além de nós oblatos foram convidadas as religiosas que fazem parte de nossa paróquia Santa Isabel, mas só compareceram as Irmãs Carlistas e Ir. Teresinha da Congregação de São José que está morando na Rede de Comunidades Santra Cruz (Vila Cecília). O convite foi aberto também para as demais lideranças das pastorais da paróquia e outras pessoas amigas.
Após a acolhida feita pelo oblato Dilvano que também apresentou o Frei Susin aos presentes, o oblato Honoré explicou rapidamente o objetivo do encontro. O Hino da CF 2011 foi cantado por todos e após a palavra foi então passada a Susin que não ficou restrito ao Manual da CF 2011, mas aprofundou as questões relacionadas ao nosso Planeta Terra. Entre outras coisas, Susin tratou das crises que estão ocorrendo: Crise financeira, crise da civilização, crise dos ideais de felicidade, crise alimentar e crise de nossos modos de viver. Criticou o modelo de riqueza defendido pelo mundo do mercado e do autoritarismo do sistema econômico. “Autoritarismo, seja em que setor for, é sintoma de crise”, foi uma das frases de nosso assessor.
Após uma reflexão em torno dos contextos políticos e econômicos Susin então aprofundou o tema da crise ecológica. Ao final de sua exposição apresentou “três oportunidades” ou “três aspectos de um novo modelo”:
    
1) Um novo modelo de riqueza: Economia do dom. Do doar-se. A riqueza das relações. 
2) Novo modelo de poder: Poder, diz Susin, é a capacidade de ação em conjunto. Nos indicou também que devemos apostar na potencialidade que “é sempre criativa”.
 3) Espiritualidade: Aqui, Susin defendeu um novo modelo de conviver das tradições religiosas. Nos indicou o caminho do  diálogo e do respeito para com as religiões.
Depois da palestra aconteceu a celebração da Eucaristia em nossa capela.  Na homilia Frei Susin  refletiu sobre o evangelho do dia: “Jesus é a porta e com ele podemos nos sentir livres, ele não agride as ovelhas, é uma relação de liberdade” , foi uma das frases marcantes.
Depois da missa tivemos a janta onde ocorreu a seqüência de nossa confraternização.

ABAIXO VÁRIAS FOTOS DESSA DATA