quarta-feira, 4 de maio de 2011

Palestra sobre Juventude com Pe. Libânio (João Batista)

Oi pessoal! 
A correria tem me impossibilitado um pouco de atualizar de modo mais seguido este meu blog. Ufa!  Mas vejam, quero partilhar com vocês sobre a palestra muito legal a qual participei com muitos outros colegas da Teologia.  Além da riqueza da experiência e do conteúdo abordado por este nosso grande Teólogo, foi um momento muito alegre pelo reencontro de pessoas queridas que há muito tempo eu não encontrava, como o Pe. Sandrini (meu nobre professor de Filosofia), sr. Claudio da Rede de Comunidades Santa Cecília, um dos padres que marcou minha infância por seu testemunho alegre e brincalhão, Pe. Renato dos Santos (salesiano). Pe. José Flach e, claro, outras pessoas que vejo de modo mais seguido e que não vou citar nomes porque seria imensa a lista.  Abaixo transcrevo texto da assessoria de Comunicação da Faculdade Dom Bosco sobre o evento. Abraços!
Para onde vai a juventude?

03/05/2011
por Assessoria de Comunicação
Esse foi o tema da palestra ministrada pelo Padre João Batista Libânio, no dia 03 de maio, na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Padre Libânio é sacerdote jesuíta, teólogo e autor de diversas obras no campo da Teologia, Juventude e outros temas contemporâneos.

O Diretor da Faculdade, P. Marcos Sandrini, fez a abertura do encontro. Após, os estudantes do curso Técnico em Impressão Gráfica do Centro Profissional Gráfico Salesiano (CPG-S) realizaram a apresentação de uma peça teatral que abordava os jovens, as suas atitudes e escolhas.

P. Libânio iniciou a sua fala dizendo que "o jovem, cada vez mais, se sente diferente no mundo, porque seu corpo cresceu muito rápido". Explicou a diferente da dimensão explorativa e projetiva, traçando um comparativo entre os jovens de hoje e da geração anterior e o que cada uma significava dentro do seu contexto.

"A dimensão explorativa é muito forte no jovem. Então, a natureza colocou no jovem a dimensão projetiva, que acaba controlando, reduzindo a dimensão explorativa. Viu como a natureza é sábia?", indagou o palestrante.

De acordo com o P. Libânio, "o uso do computador tira o uso da dimensão projetiva e traz o imediatismo". Essa afirmação introduziu uma discussão sobre os relacionamentos, tanto afetivos quanto de amizades. "Há uma troca da felicidade sólida, permanente, pela felicidade de momento, que não se prolonga. Os jovens valorizam muito mais o presente, o agora".

Explicou o significado da palavra namoro: "dentro dela existe a palavra amor, que quer, faz e é eternidade". Ele ainda questionou as relações pela Internet que hoje são fácies de ter e de terminar, ou seja, efêmeras. Para ele, "a ideia de que a felicidade é algo que construo está desaparecendo".

Ao final da explanação, os participantes, que lotaram o auditório da Faculdade, puderam fazer perguntas. No meio de uma das respostas, P. Libânio esclareceu: "quando falo de juventude, não falo da questão biológica apenas. Há muito homem de 40 anos com atitudes juvenis".

No encerramento, todos cantaram a música "Juventude, o mesmo rosto", de Jorge Trevisol. E, após o canto, um jovem, em nome de todos os presentes, proferiu algumas palavras de agradecimento ao P. Libânio.