quarta-feira, 9 de março de 2011

Pregação de Frei Raniero Cantalamessa à Bento XVI




O pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, conduziu a primeira pregação da tradicional série quaresmal, na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano. Participaram deste momento o Santo Padre e alguns colaboradores da Cúria Romana.

Para esta primeira pregação de uma série de três, o sacerdote capuchinho preparou uma meditação sobre a distinção entre “lei” e “espírito” e acerca do papel do sacerdote como dispensador dos mistérios de Deus.

Frei Cantalamessa ressaltou que a “vida nova” proposta pelo Cristianismo é graça que vem de Cristo.

“Toda religião humana ou filosofia religiosa começa dizendo ao homem o que ele deve fazer para se salvar... Mas o Cristianismo não começa por dizer ao homem o que ele deve fazer, mas aquilo que Deus fez por ele. Jesus não começou a pregar dizendo: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho para que o Reino de Deus venha até vós’; mas começou dizendo: ‘O Reino de Deus está no meio de vós’ – sem que vós o tenhais merecido, gratuitamente! – ‘convertei-vos e crede no Evangelho’. Não antes a conversão e depois a salvação, mas primeiro a salvação, o dom e depois a conversão, o dever”, afirmou Frei Cantalamessa.

“É do dom que brota a salvação e não o contrário”, reforçou ainda o pregador da Casa Pontifícia. “A lei do Espírito não é em sentido estrito aquela promulgada por Jesus no Sermão da Montanha, mas aquela que Ele gravou em nossos corações em Pentecostes”, acrescentou.

“O amor é uma lei, ‘a lei do Espírito’, no sentido que cria no cristão um dinamismo que o impulsiona a fazer tudo aquilo que Deus quer, espontaneamente, porque fez própria a vontade de Deus e ama tudo aquilo que Deus ama. Impulsiona a fazer coisas por atração e não por obrigação: e esta é a grande conquista que o povo cristão deve fazer. O cristianismo é feito para ser vivido por atração, por paixão, não por constrição”, esclareceu.

Nesse âmbito, Frei Cantalamessa prosseguiu seu discurso indicando que o sacerdote tem a tarefa de “ajudar os irmãos a viver a novidade da graça”, a perceber que o cristianismo não é uma doutrina, mas uma Pessoa, descobrindo a beleza infinita de Cristo, as maravilhas do Espírito. Mas uma das dificuldades é que o homem de hoje crê que sua salvação dependa exclusivamente de si:

“Salvar-se ‘por graça’ significa reconhecer a dependência de alguém e isto parece ser a coisa mais difícil. É a explicação que São Bernardo dá sobre o pecado de Satanás: ele preferiu ser a mais infeliz das criaturas por mérito próprio, ao invés de ser a mais feliz por graça de outro; preferiu ser ‘infeliz, mas soberano, ao invés de ser feliz, mas dependente’... A rejeição ao Cristianismo, praticada em alguns níveis de nossa cultura ocidental, quando não é rejeição à Igreja e ao cristãos, é rejeição da graça”, concluiu.

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2011



Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema "A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

APRESENTAÇÃO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!

Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.

E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.
Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

CÂNTICO DAS CRIATURAS SÃO FRANCISCO DE ASSIS!

Altíssimo, onipotente e bom Deus, teus são o louvor,
a glória, a honra e toda benção.

Só a Ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum
é digno de Te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas.

Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia
e com sua luz nos ilumina.

Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti,
Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas,
que no céu formastes claras, preciosas e belas.

Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Vento,
pelo ar ou neblina, ou sereno e de todo tempo,
pelo qual às Tuas criaturas dais sustento.

Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Água,
que é muito útil, humilde, preciosa e casta.

Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Fogo,
pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e alegre, vigoroso e forte.

Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra,
que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos,
e coloridas flores e ervas.

Louvado sejas meu Senhor, pelos que perdoam
por Teu amor e suportam enfermidades e tribulações.

Bem-aventurados os que sustentam a paz, que por Ti,
Altíssimo serão coroados.

Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal,
da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrem em pecado mortal!

Felizes os que ela achar conforme a Tua Santíssima vontade,
porque a segunda morte não lhes fará mal.

Louvai e bendizei ao meu Senhor, e daí-lhes graças
e servi-O com grande humildade.

Amém

Tempo de Penitência e conversão

Comentando:

Quaresma, tempo “forte” de oração, jejum e atenção aos necessitados, oferece a todo cristão a possibilidade de se preparar para a Páscoa fazendo um sério discernimento da própria vida, confrontando-se de maneira especial com a Palavra de Deus, que ilumina o itinerário cotidiano dos fiéis. Lembro que no ano de 2010, tive a oportunidade de viver a melhor Quaresma de minha vida, pois estava na Terceira Semana dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, acompanhado pelo sacerdote jesuíta Paulo Pedreira. Creio que agora tudo é lucro.

A Campanha da Fraternidade de 2011, aborda o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas. A considerar as intempéries climáticas que estão sistematicamente assolando as populações, de forma cada vez mais intensa e em quantidade sempre crescente, a temática é plenamente justificável.

Neste clima de Quaresma e Campanha da Fraternidade, mergulhamos no Evangelho de Mateus e atentos aos ensinamentos de Jesus, aprendemos Dele a humildade de como devemos praticar nossos atos de piedade pessoal: A esmola, o jejum e a oração. Atos estes que já eram praticados, conforme relatos do Antigo Testamento, pelo Povo escolhido. Para a prática destes “atos de Piedade”, devemos ter: reta intenção, intimidade com Deus e fuga da ostentação.

A oração pública em que participam todos os fiéis é santa e necessária; mas jamais poderá substituir esta orientação de Jesus; tu, no teu aposento, fechada a porta, ora a teu Pai.

O Concílio Vaticano II, diz que a Liturgia é “a meta para a qual se encaminha a acão da Igreja e a fonte donde promana toda sua força” (Sacrosanctum Concilium, 10.12). Mas, a participação na Sagrada Liturgia não esgota a vida espiritual. Somos chamados a rezar em comum, mas também devemos entrar no nosso quarto para rezar a sós ao Pai. Até São Paulo, diz que devemos orar sem cessar (1Tes 5,17). Jesus, também se retirava para orar, às vezes passava a noite inteira em colóquio com o Pai. Da mesma forma fizeram os seus primeiros discípulos. Até a música profana, nos dá esta orientação, conforme trecho da Canção “Se eu quiser falar com Deus”, de Gilberto Gil.

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz…

“O mundo só admira o sacrifício como espetáculo, porque ignora o valor do sacrifício escondido e silencioso”. (Josemaria Escrivá).

Façamos nesta Quaresma, um aprendizado sobre nossos atos e atitudes: Há reta intenção? Há intimidade com Deus? Há fuga da ostentação?

O Verdadeiro Jejum [Isaías 58, 5-11]


Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?
“O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda. Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. “Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia. O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
(Isaías 58:5-11)

Boa Quaresma!!!


QUARTA FEIRA DE CINZAS - 09/03/2011
Distribuição das cinzas: Converter ao Evangelho (CD "CF 2011" - faixa: 2)
Abertura: Fala assim meu coração (CD "CF 2011" - faixa: 3)
Aclamação: Glória e louvor (CD "CF 2011" - faixa: 7)
Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD "CF 2011" - faixa: 8)
Comunhão: Reconciliai‐vos com Deus (CD "CF 2011" - faixa: 11)

PRIMEIRO DOMINGO - 13/03/2011
Abertura: Fala assim meu coração (CD "CF 2011" - faixa: 3)
Aclamação: Glória e louvor (CD "CF 2011" - faixa: 7)
Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD "CF 2011" - faixa: 8)
Comunhão: Nós vivemos de toda a palavra (CD "CF 2011" - faixa: 9)

SEGUNDO DOMINGO - 20/03/2011
Abertura: Fala assim meu coração (CD "CF 2011" - faixa: 3)
Aclamação: Glória e louvor (CD "CF 2011" - faixa: 7)
Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD "CF 2011" - faixa: 8)
Comunhão: Este é meu filho muito amado (CD "CF 2011" - faixa: 9)

TERCEIRO DOMINGO - 27/03/2011
Abertura: Lembra, Senhor o teu amor (CD "CF 2011" - faixa: 4)
Aclamação: Glória e louvor (CD "CF 2011" - faixa: 7)
Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD "CF 2011" - faixa: 8)
Comunhão: Se conhecesses o dom de Deus (CD "CF 2011" - faixa: 12)

QUARTO DOMINGO - 03/04/2011
Abertura: Lembra, Senhor o teu amor (CD "CF 2011" - faixa: 4)
Aclamação: Glória e louvor (CD "CF 2011" - faixa: 7)
Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD "CF 2011" - faixa: 8)
Comunhão: Dizei aos cativos: saí! (CD "CF 2011" - faixa: 13)

QUINTO DOMINGO - 10/04/2011
Abertura: Lembra, Senhor o teu amor (CD "CF 2011" - faixa: 4)
Aclamação: Glória e louvor (CD "CF 2011" - faixa: 7)
Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD "CF 2011" - faixa: 8)
Comunhão: Eu vim para que todos tenham vida (CD "CF 2011" - faixa: 14)

DOMINGO DE RAMOS - 17/04/2011
Abertura: Hosana ao Filho de Davi (CD "CF 2011" - faixa: 15)
Procissão: Os filhos dos hebreus (CD "Liturgia XIII"- faixa: 16)
Aclamação: Salve, ó Cristo obediente (CD "Liturgia XIII"- faixa: 17)
Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD "CF 2011" - faixa: 8)
Comunhão: Eu vim para que todos tenham vida (CD "CF 2011" - faixa: 14.